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Orgânicos

Troque uma sobremesa por uma fruta orgânica

Você sabe como transformar simples frutas em verdadeiras sobremesas? Que tal aprender e aumentar seu consumo diário de frutas?

Ricas em vitaminas, minerais, fibras e antioxidantes, o consumo de frutas está associado a uma redução de doenças crônicas e uma maior qualidade de vida. Por mais que algumas dietas restritivas as coloquem como vilãs, as frutas, na verdade, são grandes aliadas da saúde. Infelizmente, no Brasil, o consumo está longe do ideal: segundo o último levantamento do IBGE, mais de 90% da população brasileira tem uma ingestão diária de frutas, legumes e verduras abaixo dos níveis recomendados pelo Ministério da Saúde.


Já passou da hora de mudar essa realidade, certo? Até porque comer frutas não se restringe apenas ao produto fresco. É possível incrementar com outros ingredientes que também são aliados da saúde. Assim, você terá mais disposição para comer e não perderá os benefícios essenciais à saúde do seu corpo e ao seu bem-estar.


Para te ajudar nesta tarefa, trouxemos aqui algumas sugestões para você nunca mais tirar as frutinhas do seu cardápio - e ajudar a mudar a estatística, ampliando o consumo de frutas orgânicas no Brasil. Confira!


  • Maçã no micro-ondas

Quem não gosta de uma receitinha de micro-ondas? Faça o seguinte: corte as maçãs que vai consumir em meia-lua e disponha as fatias sobre uma vasilha que possa ir ao micro-ondas. Leve para cozinhar por 2 minutos em potência média, sem água, sem nada. Confira se elas ficaram mais moles e, se precisar, coloque por mais 1 minuto. Depois, é só salpicar com canela e adicionar um fio de mel. Também vale colocar uma colher de sopa de aveia em flocos. Dica extra: essa mesma receita pode ser feita com pêras.


  • Panqueca de banana

Amasse muito bem uma banana madura e bata com 2 ovos. Junte 2 colheres de sopa de aveia em flocos finos e 1 colher de sopa de cacau em pó 100%. Misture bem e leve a uma frigideira antiaderente até dourar de ambos os lados. Finalize com mais banana, só que agora em rodelas. Fica ótimo para um café da manhã delicioso, proteico e reforçado! Ah, se quiser substitua a aveia em flocos finos por farelo de aveia.


  • Smoothie de frutas vermelhas

O smoothie é uma bebida que fica entre a textura de uma vitamina e a de um sorvete. E o melhor: é muito fácil de fazer. Coloque 1/2 xícara de água, 1 xícara de morangos congelados, 1 xícara de amoras congeladas, 1/2 xícara de framboesas congeladas, 50g de iogurte natural congelado e 2 pedras de gelo no copo do liquidificador. Bata bem e está pronto! Só servir em um copo grande com um canudo grosso! Delícia! Parece milk shake.


  • Uvas congeladas

Essa talvez seja a mais simples de fazer dessa lista de frutas orgânicas transformadas em sobremesas. Após higienizar as uvas que trouxe do supermercado - de qualquer tipo - coloque-as em um pote para congelar Fica melhor ainda se forem congeladas sem sementes. Acredite, é só isso e as uvas ficam muito gostosas! É possível, ainda, combinar com iogurte fresco ou um pedacinho de chocolate amargo derretido.


  • Mousse de abacate

Para esta dica você vai precisar amassar um abacate pequeno e misturar com 2 colheres de sopa de cacau em pó 100%. Para adoçar, é só colocar 2 colheres de sopa de mel ou melado. O abacate já confere uma consistência doce e cremosa. O cacau vai render aquele gostinho que os amantes de chocolate tanto gostam.



Lembre-se: o recomendado é comer, no mínimo, três porções de frutas por dia. Pode ser, por exemplo, uma no café da manhã, uma após o almoço e outra no lanche da tarde. E não esqueça: independentemente da receita, é preciso higienizar bem as frutas antes do consumo, sobretudo se for consumir com a casca.