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Orgânicos

Quer uma alimentação mais saudável? Veja 5 dicas

Consumir mais alimentos orgânicos ajuda a incrementar a qualidade nutricional do que vcoê ingere.

Começamos 2020 com o pé direito, cheio de metas e proposições para serem cumpridas nesse ano de 366 dias! Uma das metas que muitas pessoas inclui em suas listas de resoluções é “alimentar-se melhor” ou, ainda, “perder peso”. 

Independente do objetivo ou da época do ano que você está lendo este texto, sabemos que se você chegou até aqui é porque está buscando uma alimentação mais saudável. Para ajudá-lo, preparamos uma lista simples e rápida de 5 dicas para melhorar seus hábitos alimentares:


1. Consuma mais frutas, verduras e legumes orgânicas

Estes três grupos de alimentos são excelentes fontes de vitaminas e minerais e, por isso, são essenciais para uma vida mais saudável. Sempre que possível, opte por frutas, verduras e legumes de época e orgânicos, que são mais saudáveis (falamos mais sobre isso aqui). Eles concentram mais nutrientes e ainda ajudam na preservação ambiental.


2. Inclua mais cereais integrais no cardápio

Alimentos integrais são ricos em fibras, que causam saciedade, regularizam o intestino e ajudam a controlar os níveis de glicose e colesterol sanguíneos. Além de inserir cereais como aveia, quinoa, amaranto, centeio e cevada nas refeições, é possível também substituir os alimentos do dia a dia - arroz, pão e macarrão - por suas versões integrais. Aqui, também é importante apostar em escolhas orgânicas.


3. Tenha cuidado com os excessos

Sal demais é prejudicial à saúde, assim como excesso de açúcar. No caso do sal, ele pode ser substituído por outros temperos, como alecrim, orégano, açafrão, cominho e tomilho. E o açúcar pode ser substituído por adoçantes naturais como o extrato de agave: além de ser absorvido mais lentamente pelo organismo, ele contém minerais, como ferro, cálcio, potássio e magnésio.


4. Tome mais água

Já tomou água hoje? Uma pessoa precisa, em média, de 8 a 10 copos de água por dia. Essa quantidade não só ajuda a garantir a hidratação; mais água circulando no corpo melhora o funcionamento do intestino, facilita a filtragem do sangue e desintoxica o organismo. Evite o consumo de água apenas durante as refeições, pois ela pode atrapalhar a digestão e causar gases e constipação. 


5. Leia o rótulo dos alimentos

É pelos rótulos que você vai saber a qualidade do que estará ingerindo. A primeira coisa que você precisa conferir é a lista de ingredientes (eles estão em ordem crescente de maior quantidade) e, depois, ver as gorduras, o sódio e o açúcar do produto. E lembre-se de sempre conferir a validade do produto, informação que também está no rótulo.