Voltar

Orgânicos

Cuidados com a horta caseira

Ver os temperinhos sendo devorados por bichinhos indesejados é um problema muito comum nas hortas caseiras que pode ser combatido de forma natural, sem produtos químicos.

Quem tem horta em casa sabe todo o cuidado e o carinho que são dedicados a ela. Um problema  muito comum, mas que pode ser combatido, é quando os temperos, verduras e legumes são devorados por bichinhos ou pragas indesejadas. A melhor maneira para exterminar o mal é optar pelo modo natural, procurando soluções caseiras que expulsem os “invasores” ou eliminem as doenças. As três receitas abaixo estão em uma cartilha produzida pela Ulbra de Tocantins, em uma parceria entre estudantes, professores e profissionais da área agrícola.

 

  • Hortelã como repelente natural

Ingredientes:

1 litro de água

1 maço hortelã fresca

Modo de preparo:

Ferva a hortelã na água, deixe esfriar, coe e pulverize sobre as plantas. O chá de hortelã é muito útil para as plantas em geral, protegendo-as de diversos insetos.


  • Alho no controle biológico


Ingredientes:

1kg de alho

5 litros de água

100g de sabão em barra (qualquer tipo)

20 colheres (café) de óleo mineral

Modo de preparo:

O alho deve ser moído e deixado em repouso por um dia inteiro no óleo mineral. Em outro frasco, dissolver 100 gramas de sabão picado em 5 litros de água quente. Quando o sabão dissolver, mistura-se a solução de alho. Antes de usar, é indicado filtrar e diluir a mistura com 20 partes de água. Quando pulverizado sobre as plantas, depois de 36 horas, não deixa cheiro na horta.


  • Combate aos pulgões*

Ingredientes:

1kg de folhas e/ou talo de cravo-de-defunto

10 litros de água

 

Modo de preparo:

Misture as folhas e/ou talos de cravo-de-defunto na água. Leve ao fogo e deixe ferver durante 30 minutos. Coe o caldo obtido e pulverize sobre as plantas atacadas. O cravo-de-defunto, quando plantado em hortas, jardins ou pomares, também repele insetos e mantém o solo livre de vermes.


*insetos que atacam plantas, diferentes das pulgas que atacam animais domésticos