Voltar

Consumo consciente

Reforço na higienização

Para lutar contra o novo coronavírus, é preciso adaptar rotinas antigas e aplicar novos métodos de limpeza de alimentos e embalagens

Em tempos de pandemia, a higienização correta de alimentos tornou-se aliada no combate ao Covid-19. Por isso, é importante reforçar que, contra o vírus, os especialistas pregam apenas a desinfecção com água sanitária, como já ensinamos aqui no blog. Como não custa repetir, lá vai: misture uma colher de sopa de hipoclorito de sódio (água sanitária) em 1 litro de água em uma bacia. Mergulhe os hortifrutigranjeiros e deixe-os de molho por 15 minutos. Depois enxágüe e deixe mais 15 minutos na água limpa, sem nenhum produto, para eliminar qualquer odor do produto que possa perdurar. Também é possível enxaguar tudo na água corrente.

Contudo, além dos legumes, verduras e frutas, você deve limpar tudo que trouxer para casa do supermercado. Eis então algumas formas de higienizar suas compras garantindo a saúde da sua família:


  • Água e sabão: coloque tudo para lavar na pia mesmo, como se fosse louça bem suja. Ensaboe bem e enxágüe. Por exemplo, uma lata de extrato de tomate pode ser higienizada dessa forma, tal como um pacote congelado de peito de frango. Só então guarde tudo na despensa, geladeira ou freezer.

  • Água sanitária diluída: pegue um borrifador - daqueles plásticos de até 500ml - e complete com água e uma colherinha de café de água sanitária. Misture bem. Borrife sobre todas as compras e vá virando tudo de modo que fiquem bem molhadas. Deixe assim por 10min e seque.

  • Álcool em gel ou álcool 70%: um pano limpo com álcool em gel ou 70% pode ser aplicado em todos os produtos. Observe que é preciso passar em todos os lados. Uma camada fina já resolve.


Contudo, nem todas as compras podem receber tais tratamentos. Embalagens de papel ou de plástico furadinhas - como as da padaria, são exemplos. Neste casos, separe potes ou vasilhas em sua casa antes de sair e ao chegar coloque os produtos ali sem encostar a embalagem. Descarte os saquinhos e lave as mãos antes mesmo de fechar os potes.

Importante: evite o reuso das sacolas plásticas do supermercado para outros fins, dando preferência para os sacos de lixo industrializados em pacotes ou rolos. Caso não seja possível, vire-as sacolinhas do avesso e deixe-as separadas em local arejado por sete dias. Só então você poderá usá-las novamente com segurança.