Voltar

Consumo consciente

5 filmes sobre consumo consciente

Histórias que trazem pontos de vista e dicas importantes para que se consuma melhor, sem excessos ou sem pensar.

O consumo é uma prática constante do nosso dia a dia - e não há nada de errado nisso. Consumimos água para escovar os dentes, energia elétrica para tomar banho, alimentos para nos mantermos saudáveis, combustível para nos locomover, entre outros recursos que são essenciais para a vida de todos, em todo o planeta. Mas nós, consumidores, podemos optar pela adoção de atitudes que evitem o desperdício ou gastos desnecessários, utilizando assim bens de forma sustentável.

Para incentivar essa mudança de hábitos, selecionamos cinco filmes sobre o tema para você conhecer e se inspirar:


1. Ilha das Flores (Brasil, 1989, de Jorge Furtado)

Um clássico gaúcho. O documentário, premiado no Festival de Berlim e eleito o melhor curta-metragem brasileiro de todos os tempos pela Associação Brasileira de Críticos de Cinema, mostra como funciona a sociedade de consumo excessivo e suas desigualdades. Toda a história é contada a partir de um tomate, desde o seu plantio até o descarte em um aterro sanitário. 



2. A História das Coisas (EUA, 2007, de Louis Fox)

O documentário apresenta, didaticamente, todos os estágios de um produto, desde a extração da matéria-prima, produção, distribuição, consumo até o descarte, mostrando o impacto do consumo excessivo no meio ambiente e na sociedade. Um exemplo para todos que querem repensar os exageros em compras. Em inglês o título é The story of stuff.



3. Wall-E (EUA, 2008, de Andrew Stanton)

O ano é 2805 e o planeta Terra, sucumbido pelo lixo, está praticamente desabitado. Wall-E é um simpático robozinho enviado à Terra com a difícil missão de organizar o lixo deixado pelos humanos. Com uma visão distópica sobre o futuro, o roteiro de poucas palavras discute temas como proteção ao meio ambiente, consumismo desenfreado e o desenvolvimento da tecnologia. 



4. O Verdadeiro Custo (França, 2015, de Andrew Morgan)

Você sabe quem faz as suas roupas? Qual o impacto ambiental, econômico e social da indústria da moda? É mesmo preciso ter roupas novas a cada temporada? Ou ostentar o tênis da "estação"? Este documentário revela o que está por trás das etiquetas que usamos e dos produtos de marcas consagradas que compramos. 



5. Minimalismo (EUA, 2016, de Matt D’Avella)

Quais coisas, sentimentos e relacionamentos realmente importam para a nossa vida? Abordando temas como família, saúde, sustentabilidade, economia, moda e design, o documentário traz as experiências de várias pessoas engajadas em uma forma diferente de pensar a existência: ter consigo o mínimo possível.



Não esqueça: a conscientização é o primeiro passo. Se cada um de nós fizermos a nossa parte, construiremos um futuro melhor, com consumo consciente e aproveitando o melhor sempre e tirando o máximo de cada item que adquirimos.