Voltar

Bem-estar

3 aplicativos para meditar

Caso você queira aprender a meditar ou então melhorar seu desenvolvimento nesta importante prática, saiba que os apps estão aí para te ajudar, tudo ao seu alcance, diretamente no seu celular.

Já não é novidade os inúmeros benefícios que a meditação traz para a nossa saúde mental e física. A prática se popularizou e, a longo prazo, quando realizada com regularidade, minimiza os níveis de estresse e ansiedade. Também traz mais rendimento para as atividades diárias e potencializa o bem-estar e a qualidade do sono. Entretanto, como qualquer atividade, o começo pode ser complicado e muitas dúvidas surgem para quem não tem familiaridade com a prática da meditação. 


Ainda bem que a internet está aí e dispõe de uma série de aplicativos que auxiliam desde iniciantes até mesmo quem já medita há algum tempo e deseja aprofundar os seus conhecimentos. Para facilitar, selecionamos três aplicativos para você acabar com as desculpas ou incrementar técnicas de meditação.


  • Medite.se

O Medite.se é um dos aplicativos mais conhecidos e acessados por aqueles que procuram orientação para meditar. Foi idealizado pelo terapeuta brasileiro Tadashi Kadomoto com o objetivo de desmistificar a meditação. A plataforma, disponível para usuários dos sistemas  Android iOS, oferece uma verdadeira jornada de introdução às práticas meditativas, ensinando a manter a postura correta, como respirar e manter a concentração. É possível optar por meditações guiadas por professores em português. Os áudios também podem ser baixados, para que o usuário escute offline. Outra vantagem disponível é acompanhar o progresso a partir de um contador que mostra há quantos dias você está praticando. Legal, né?


  • Sattva

O Sattva é conhecido por disponibilizar mantras e meditações dentro dos princípios védicos, ou seja, os mais tradicionais e antigos do hinduísmo. Este aplicativo também oferece meditações guiadas que facilitam o aprendizado dos iniciantes. Estas práticas conduzidas estão divididas por temas, como tranquilidade, aceitação, gerenciamento de pensamentos, entre outros. O app ainda permite criar notificações personalizadas para você lembrar de meditar todos os dias. O Sattva possui um timer para medir o tempo de cada sessão de meditação, tal como monitora a sua frequência cardíaca e, o mais legal: consegue registrar o seu humor antes e depois da meditação. Assim você acompanha de modo mais preciso o quanto a meditação está funcionando para o seu bem-estar. A plataforma é gratuita e está disponível para os sistemas Android e iOS. Também oferece mais funcionalidades a partir de uma assinatura mensal.

  • Insight Timer

O diferencial do Insight Timer em relação aos aplicativos anteriores é que este foca em regularizar os ciclos de sono de quem resolveu optar pela meditação. Outro ponto relevante é a possibilidade de interação entre os usuários, para que possam conversar, se incentivar e ajudar uns aos outros. Ao todo, são mais de 9 mil meditações guiadas em áudio e é possível escolher de acordo com os seus interesses e objetivos, tais como: reduzir o estresse, trabalhar o amor próprio, ativar a compaixão, aumentar a concentração, etc. Além disso, também possui um timer para ser usado em meditações silenciosas, que ajudam a "desintoxicar'' os pensamentos. O Insight Timer está disponível gratuitamente para Android e iOS.